30.5.12

DIY - Caixinhas forradas com tecido - Parte 4

Agora vamos para a parte final da forração da caixinha. A Parte 5 será com a montagem das coisas que irão por dentro com outras idéias do que você também pode colocar.

Essa parte final será o acabamento.  Para ela você irá precisar de:

  • Papel cartão ou sacolas de loja (dessas de papel grossinho) que foi o que eu usei na falta do papel-cartão. Se você preferir pode usar também cartolina.
Vamos usar a parte de baixo da caixa para tirar um molde no papel cartão. Use o lápis com cuidado para não riscar sua caixinha. Recorte o molde e ele servirá certinho para o acabamento da tampa da caixa. Veja:


Recorte um pedaço quadrado de tecido. Como vamos fazer agora o acabamento da tampa eu sugiro que você escolha a estampa de tecido usada na parte de baixo da caixa. Isso dará um belo contraste. Quando fizermos o acabamento da parte de baixo vamos usar a estampa do tecido da tampa. Fica uma graça! 

Tecido recortado, é hora de colar o molde feito no papel-cartão usando o pincel. Se você for usar como eu uma sacola de loja, tenha o cuidado de passar a cola na parte branca para que a estampa da sacola não fique visível através do tecido. Veja:


Corte as pontinhas e o excesso de tecido e termine de encapar o papel cartão. Vai ficar assim:


Agora é só passar cola diretamente na parte interna da tampa e aplicar o acabamento:

A tampa está pronta! \0/
Agora vamos pros acabamentos da parte de baixo. Vamos precisar de 4 recortes retangulares feitos no papel cartão para as laterais internas da caixa e 1 recorte quadrado para o fundo. Essa parte será bem artesanal, você pode usar a caixa como régua e ir medindo o tamanho de cada recorte, vá acertando com a tesoura até que os moldes se encaixem perfeitamente tanto nas laterais da caixa quanto no fundo. 
Para não ter que repetir esse processo em cada caixa que eu fizer fiz logo dois moldes (um pro tamanho da lateral e um pro fundo da caixa), assim fica mais fácil na hora de cortar o papel-cartão pras próximas caixinhas.


Agora vamos colar o tecido naquele esquema do contraste, usando o tecido utilizado na tampa. Corte as pontas e os excessos de tecido. Tenha atenção no seguinte: dois moldes ficarão com o tecido colado somente na parte de cima (deixando livre o tecido excedente da lateral de da parte de baixo) e os dois outros moldes ficarão com a parte de cima e as laterais coladas. Assim:


Por favor, não reparem a diferença no tecido, é que ontem quando estava fazendo a caixa laranja eu não tirei essa foto e hoje quando fui fazer outra caixa é que tirei, então as estampas estão diferentes, mas é só pra vocês verem os detalhes das dobraduras.

Feito isso, você pode agora já encapar também o molde da parte de baixo da caixa que será exatamente igual ao procedimento feito para a tampa (com a pequena diferença só do tamanho entre elas e da escolha da estampa).

Então pra não ficar repetitivo, vou passar adiante para a montagem dos acabamentos. Vamos começar pelas laterais usando as duas tiras que ficaram com o tecido colado apenas na parte de cima. lembre-se que elas devem ser coladas em posições opostas entre si. Assim:


Agora vamos colar as duas tiras restantes que tem a parte de cima e as laterias coladas.


Última etapa: Vamos terminar colando o fundo já com o tecido encapado:


Prontinho!!! Sua caixa está pronta e linda, agora você vai caprichar na criatividade com fitas e o que mais você quiser colocar. No próximo post vou falar mais sobre o conteúdo, o que colocar dentro e quem tiver mais idéias pode mandar.

Minhas caixinhas não estão ficando lindas??


2 comentários:

  1. Só faltou deixar no post as sugestões do que colocar dentro das caixinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faltou não, Jô. Tá aqui: http://aeromocinha.blogspot.com.br/2012/05/diy-caixinhas-forradas-com-tecido-parte.html

      Bjss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
A Aeromoça Noivinha © - Layout Desenvolvido por Erica Moraes - VOLTAR AO TOPO!